Dúvidas Frequentes

EXAME TOXICOLÓGICO / EXAME DO CABELO

Exame Toxicológico / Exame do Cabelo
Em março de 2016 a Lei federal 13.103 determinou a obrigatoriedade do EXAME TOXICOLÓGICO COM LARGA JANELA DE DETECÇÃO, popularmente conhecido como Exame do Cabelo para emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, assim como na pré-admissão e no desligamento dos motoristas contratados de acordo com a CLT.

O que o Exame Toxicológico detecta?

O exame do cabelo identifica o uso de substâncias psicoativas.
Ele releva hábitos e costumes do indivíduo, inclusive se houve uso de drogas nesse período.

Qual o período para detecção das drogas?

Detecta as drogas analisadas nos últimos 90 dias, sendo chamado de janela de detecção.

Quais substâncias o exame identifica?

O exame pesquisa as drogas solicitadas pela legislação.

 

Drogas testadas para renovação da CNH
ANFETAMINAS MAZINDOL
ANFETAMINAS
FEMPROPOREX
ANFEPRAMONA
ANFETAMINAS ILEGAIS ECSTASY
MDA E MDMA (METILENODIOXIANFETAMINA)
METANFETAMINAS MA (METANFETAMINAS)
MACONHA THC (HIDROXI-TETRAHIDROCANABINOL)
COCAÍNA BENZOILECGONINA
COCAETILENO
NORCOCAINA
COCAÍNA
OPIÁCEOS CODEÍNA
MORFINA
HEROÍNA

 

Drogas não pesquisadas – por não constarem na legislação vigente

Metilfenidato (comercialmente conhecido como RITALINA), Efedrina, Fenfluramina, Ript fuel, Terma pró, Esteróides e Anabolizantes.

Quando é preciso fazer o Exame Toxicológico?

Quando for renovar, obter ou alterar as categorias C,D e E. Para os motoristas dessas categorias contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), no momento da admissão e da demissão.

Posso efetuar a admissão do colaborador antes de realizar o teste?

Desde que a nova legislação entrou em vigor é obrigatório realizar o teste antes da admissão.

Preciso esperar o resultado do exame para fazer a admissão?

Fica a critério da empresa admitir o colaborador antes de sair o resultado dos exames, porém é preciso que a empresa providencie um comprovante informando que o funcionário já foi submetido ao teste e a data prevista para entrega do resultado.

Posso coletar pelos do corpo ao invés de cabelo?

É possível, porém devido a sua fisiologia diferenciada e por ter um crescimento mais lento, a quantidade necessária de pelos para a realização do exame difere da quantidade de cabelo.
Na coleta com cabelo, aproximadamente 120 fios com 4 cm de comprimento são suficientes para realização do exame.
Para a coleta com pelos do corpo, a quantidade necessária para a realização do exame seria o equivalente a uma bola de algodão com 2 cm de diâmetro.

Os pelos corporais fornecem o mesmo tipo de resultado que o cabelo da cabeça?

A metodologia praticada na análise é exatamente a mesma, portanto, a precisão do resultado final será a mesma para ambas as matrizes. O pelo corporal, pode ter uma janela de detecção mais longa.

Quando o resultado for positivo, qual o prazo para realização de um novo exame?

Neste caso, o doador deverá cumprir um prazo de inaptidão temporária de três meses. Após esse período, poderá realizar um novo exame. A suspensão somente pode ser revista com a obtenção de resultado negativo em novo exame realizado no prazo mínimo de 90 dias. Conforme lei vigente.

Para a realização do Exame Toxicológico, há necessidade de algum preparo?

Não é necessário jejum ou preparo para a coleta das amostras.

Quais documentos são necessários para a realização da coleta?

Apresentar documentação de identificação com foto, de preferência CNH ou RG com CPF.

Qual o prazo de validade do Exame Toxicológico para motoristas?

O prazo de validade do laudo é de 60 dias, a partir da data de coleta.

Sexagem Fetal

Como funciona a Sexagem Fetal?

Por meio de fragmentos de DNA fetal presentes no plasma sanguíneo materno a ser analisado, o exame de sexagem fetal é capaz de detectar a presença – ou ausência – da região SRY, a região do cromossomo Y (característico de indivíduos de sexo biológico masculino).

A presença  deste marcador genético identifica o desenvolvimento de um feto do sexo masculino, enquanto a sua ausência identifica o provável desenvolvimento de um feto do sexo feminino.

Considerando que a quantidade de fragmentos de DNA fetal tende a aumentar conforme a gestação avança, torna-se possível obter resultados mais assertivos no exame de sexagem fetal a partir da 8ª semana de gestação (alcançando, a partir desse período, precisão superior a 99%).

 

Como é feito o teste de sexagem?

O exame é muito seguro e não oferece riscos ao bebê! É coletado sangue venoso materno, como em um exame de sangue convencional, e busca-se uma região de DNA específica do sexo masculino. Se ela for encontrada temos um menino, do contrário, uma menina.

A partir de quando é possível saber o sexo?

A partir da 8ª semana de gravidez já é possível saber o sexo do bebê com 99% de certeza. Esta probabilidade vai aumentando conforme a idade gestacional, ou seja, quanto maior o número de semanas de gestação maior a certeza do resultado.

Como sei de quantas semanas estou grávida?

Com a utilização da calculadora de gravidez, você pode estimar a idade gestacional. A idade gestacional é calculada a partir do 1° dia da última menstruação. Recomenda-se a realização do teste de sexagem fetal somente após a 8ª semana de gestação.

Quais são as limitações?

Dentre as limitações do exame, podemos citar: baixa quantidade de fragmentos de DNA fetal disponível no sangue materno, situações de mosaicismo (quando células geneticamente diferentes coexistem no feto) e gestação de gêmeos fraternos, onde a detecção do cromossomo Y não é capaz de dizer se apenas um ou ambos os fetos são do sexo masculino.

O resultado do teste é seguro?

Sim, a partir da 8ª semana de gestação, a precisão do teste é de 99%. Esta probabilidade conforme o decorrer da gestação vai aumentando, ou seja, quanto maior o número de semanas, maior a chance de acerto.

Teste do Pezinho

O que é o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que se não diagnosticadas a tempo poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas

O meu bebê parece normal, mesmo assim ele precisa fazer o teste?
  • Muitas crianças com doenças metabólicas são provenientes de famílias sem história dessas condições.
  • Crianças aparentemente saudáveis ao nascimento podem levar até meses ou anos para manifestar os primeiros sintomas da doença.
  • Segundo relato de programas de triagem neonatal americanos e europeus a chance é de se descobrir uma criança doente a cada 700 ou 1000 crianças nascidas aparentemente normais.
Quando devo realizar o Teste do Pezinho?

O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é a partir do 2º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível. Isto não invalida, entretanto, a sua realização em bebês com mais dias de vida. O que poderá ser prejudicada é a eficácia do tratamento, caso necessário.

Como é realizada coleta?

A coleta é realizada a partir de gotinhas de sangue colhidas do calcanhar do bebê ou através de uma única punção venosa.
Os dois procedimentos são quase indolores, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso eles choram.

Existem diferentes tipos de Teste do Pezinho?

Sim, existem testes chamados de Básico, Ampliado, Plus, Máster, Expandido e Completo, que são compostos por diferentes grupos de exames. A diferença entre eles está quantidade de doenças e condições pesquisadas em cada tipo de teste.

Como escolher o tipo de teste a ser feito?

Converse com o pediatra do seu filho ou com o pediatra da própria maternidade para decidir qual dos testes deve ser realizado. Ele provavelmente vai levar em conta o histórico familiar do bebê, sua gestação e a maior ou menor incidência de certas doenças na região em que você vive.

O SUS realiza quais tipos de Teste do Pezinho? Como saber quais os tipos de Teste cobertos pelos convênios particulares?

Sim, desde 2001, o Ministério da Saúde tem um programa nacional cujo objetivo é submeter todos os recém-nascidos do Brasil a uma triagem para certas enfermidades, algo que ainda vem sendo implantado, em velocidades distintas, em cada Estado do país.

Na rede pública e em postos de saúde, a triagem básica é gratuita, mas sua abrangência e o tipo de doenças incluídas no teste variam de Estado para Estado. Em hospitais, maternidades e laboratórios particulares deve ser verificada a cobertura com o seu convênio.

O que fazer com um resultado alterado?

Por se tratar de um teste de triagem, um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, portanto de exames confirmatórios.

Somente o acompanhamento de rotina realizado pelo pediatra pode atestar a saúde do seu bebê, pois avaliações e indicações médicas baseadas em dados clínicos são sempre soberanas.

Outras Duvidas

Exames de sangue devem ser sempre colhidos em jejum?

Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 12 a 16 horas para triglicérides e frações de colesterol. Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum. Solicitar informações junto as recepcionistas do LABcenter.

Beber água "quebra" o jejum?

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado.O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

Jejum muito prolongado altera resultados de exames?

Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas o bioquímico do laboratório poderá ser consultado para avaliar cada caso em particular.

Para alguns exames, os médicos dispensam jejum e o laboratório diz que é necessário. Que orientação eu devo seguir?

A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para adultos. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para cada exame, porém, pode haver necessidade de orientação específica, pois a concentração das substâncias dosadas, como a glicose, por exemplo, varia de acordo com o tempo após a ingestão do alimento. Em dúvidas específicas, o bioquímico do laboratório poderá esclarecer com seu clínico a necessidade.

Pode-se tomar café puro durante o jejum?

Não. Diferentemente da água , a ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar seu consumo seja puro,com açúcar ou com adoçante.

Exames que pedem jejum têm de ser colhidos pela manhã?

Nem todos. Desde que respeite o tempo estipulado de jejum, na maioria podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas para o resultado. Solicitar informações com as recepcionistas do Laboratório.

Remédios interferem em exames de laboratório?

Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por seu médico. O laboratório informa, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga à suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado.

O uso de vitaminas interfere nos resultados de exames laboratoriais?

Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.

Contrastes utilizados em exames de imagem interferem em exames de laboratório?

Eventualmente podem interferir. Meios de contraste são substâncias de natureza química diversa, utilizados em muitos exames de diagnóstico por imagem. Há grande diversidade de meios de contraste e, cada exame, utiliza volume de contraste variável. Contrastes podem ser administrados por várias vias: oral, venosa, arterial, e, por outras vias, em situações específicas. O ideal para evitar interferências em exames de laboratório e que a coleta  seja feita antes do uso dos meios de contraste. Alguns contrastes iodados podem interferir em exames de laboratório por tempo longo, inviabilizando a coleta de determinados exames. Médico do laboratório poderá  avaliar cada caso em que tenha ocorrido uso prévio de contraste, antes da coleta dos exames.

Até aspirina altera resultados de exames?

Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4 – um dos hormônios da tiróide.

Por que a Aspirina não consta na listagem de medicamentos interferentes para o exame Tempo de Protrombina?

Porque ela não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados através deste teste. A Aspirina age no sistema da coagulação, apenas como antiagregante das plaquetas.

Novalgina também dá problema nos exames?

Sim, no de creatinina. O uso de remédios contendo dipirona – a Novalgina é um deles – pode fazer com que o resultado da creatinina dê mais baixo do que o real, dependendo do método utilizado. Por isso, ao fazer esse exame, que avalia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Alguns, sim. Por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.

Por que o esforço físico interfere no exame Glicemia?

A glicemia reflete a quantidade de açúcar no sangue que, por sua vez, é uma fonte de energia de rápido aproveitamento pelo organismo. Dessa forma, sempre que o organismo precisar de mais energia – esforço físico, stress – por exemplo, há alterações importantes nas velocidades de produção e consumo de açúcar. A maioria das vezes em que se faz exames de dosagem de glicemia, queremos saber como está o nível basal, pois o valor de referência diz respeito a esta situação. Portanto, a pessoa deve estar o mais próximo possível desta condição.

E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.

 

A abstinência sexual é recomendada em algum exame?

Sim. Nos homens, para dosagem do PSA o paciente não deve manter relação sexual por pelo menos 2 dias. No espermograma deve-se respeitar um período de abstinência de 3 a 5 dias. O exame de urina nas mulheres deverá ser feito, se possível, 24 horas após a relação. Caso contrário, a orientação é não descuidar da higiene antes da coleta para que a urina não se contamine com espermatozoides.

A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.

Como tem que ser a alimentação para os resultados de triglicérides serem confiáveis?

Você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue.

O que é a dieta habitual exigida por certos exames?

É a que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.

Como é o preparo para o exame de curva glicêmica?

Faça sua dieta habitual e evite o uso de laxantes, pois estes aceleram o transito intestinal e interferem na absorção da glicose utilizada como estímulo da prova.

Qualquer exame pode ser feito à tarde?

Alguns, não. É o caso das dosagens de cortisol, ferro e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã. Motivo: é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.

E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado.

No caso de exame de urina, tem que ser a "primeira da manhã"?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

 

Urina só pode ser colhida no laboratório?

Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida casa.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

 

Quando for urina para cultura tem orientação especial?

Sim. Deverá ser colhido em frasco esterilizado após assepsia cuidadosa dos órgãos genitais para evitar contaminação com secreções ou resíduo fecal. Encaminhar para o laboratório imediatamente após a coleta em prazo máximo de 2(duas) horas. O LABcenter disponibiliza orientação sobre a coleta e o frasco plástico esterelizado. O jato médio é o recomendado.

O médico pediu para colher urina no laboratório. Isso é possível?

Sim. Para o exame EAS não há necessidade, mas poderá ser coletado. Nos casos de cultura principalmente em crianças onde deverá ser colocado e controlado o uso do coletor o ideal é que seja colhido no laboratório.

O que é urina de 12 horas ou 24 horas?

É o volume urináro acumulado durante o período de 12 ou 24 horas.

 

Criança em uso de pomada na região genital pode colher urina?

Sim. Desde que seja realizada higiene com retirada total da pomada evitando contaminação com o material coletado.

O que é o jato médio da urina?

O volume de urina do primeiro jato eliminado chamamos de jato inicial. O volume entre o jato inicial e o jato final denominamos jato médio. Este é o material ideal para exame comum de urina e cultura pois reflete a urina armazenada na bexiga com maior precisão. No jato inicial são realizados exames onde pesquisamos parasitas instalados na uretra.

Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

Não, desde que se adotem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.

 

Dói colher sangue para exame?

Normalmente, não, pois o procedimento dura segundos. Mas isso depende da sensibilidade de cada paciente e da destreza do atendente.

 

Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.

Outra pessoa poderá retirar meus resultados sem comprovante e independente de qual exame tenha feito?

Não. Apenas alguém portando o comprovante pode retirar os resultados. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pelo laboratório.

 

O que é um Antibiograma ?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais antibióticos a bactéria é resistente.

Por que não pode tomar laxante na véspera de uma curva glicêmica? E por que o exame deve ser suspenso quando apresentar episódio de diarréia?

Não se deve tomar laxante pois ele provoca um aumento de velocidade do trânsito intestinal com modificação da absorção. Como a absorção de glicose é a base do teste, este pode ser prejudicado.

Por que para Sangue oculto não posso ingerir grande quantidade de bebida alcoólica?

A pesquisa de Sangue oculto nas fezes é utilizada para auxiliar o diagnóstico de doenças do intestino (especialmente do colo), em que exista sangramento. Como o álcool é um irritante gástrico, podendo causar sangramento do estômago por irritação, a ingestão de álcool em grande quantidade é desaconselhada para quem vai fazer este tipo de teste.

Por que para os exames de hormônio recomenda-se realizá-los conforme ciclo menstrual?

Não são todos, apenas aqueles que sofrem flutuação conforme o dia do ciclo, como o LH, FSH, estradiol e progesterona.

Qual exame é diagnóstico para gravidez?

Dosagem de beta-HCG. Quando a mulher está grávida a placenta produz um hormônio que é denominado de beta-HCG (sub-unidade Beta do hormônio coriônico gonadotrófico). Este hormônio é produzido desde o momento da fecundação, mas a partir da primeira semana (7 dias) ele alcança níveis que permitem detectá-lo por ensaios usuais. A dosagem pode ser realizada na urina e no sangue. No sangue é mais sensível e permite quantificá-lo mais precocemente que na urina.

Se fizer a dosagem do beta-HCG na urina tem que ser a primeira urina da manhã?

O ideal é que seja, pois é uma urina mais concentrada, isto é, contém maior concentração do hormônio, mas não é contra indicado uma realização em outra amostra colhida a qualquer hora do dia.

Posso saber com quantas semanas de gestação eu estou a partir deste resultado?

A dosagem no sangue do beta-HCG não é um exame que se destina a determinar a idade gestacional, para tal, o exame mais indicado é o ultra-som.

Fumar antes de colher exames causa alterações?

Sim, em vários exames como agregação plaquetária, e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

Menstruação interfere nos exames?

Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação.

O médico pediu para colher sangue no dia determinado do ciclo menstrual. Isto é importante?

Sim. Pois as dosagens de determinados hormônios variam conforme o dia do ciclo, principalmente aqueles relacionados a fertilidade(LH, estradiol, progesterona e FSH). Se o dia determinado coincidir com domingo ou feriado, contate com seu médico ou o Laboratório para novas instruções.

O resultado de um exame parasitológico de fezes pode ser negativo mesmo eu tendo todos os sintomas de alguma verminose?

Nem sempre o parasito, seja protozoário (ameba, giárdia, etc) ou helminto (ascaris, taenia, etc), libera cistos, ovos ou larvas. Estes parasitos têm um ciclo de reprodução, sendo que a liberação de cistos, ovos e larvas não é sistemática, sendo dependente deste ciclo e de forma intermitente

Para colher fezes para exame, eu preciso tomar algum cuidado especial?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. A coleta pode ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. O laboratório não sugere o uso de laxantes para a coleta de fezes, esta orientação só pode ser dada pelo seu médico. Para “cultura de fezes” deve ser retirado frasco apropriado no laboratório, caso o tempo para entrega da amostra possa ultrapassar 2 horas.

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br